Insights

Cyber Monday

Cyber Monday no Varejo: Uma Oportunidade Inigualável

A era digital trouxe consigo uma série de inovações e transformações para o varejo. Uma das datas mais aguardadas pelo setor e pelos consumidores é a Cyber Monday. Mas afinal, o que é esta data e como ela pode impactar positivamente o seu negócio?

O que é Cyber Monday?
Originada nos Estados Unidos, a Cyber Monday acontece na segunda-feira após o feriado de Ação de Graças e é considerada a “irmã digital” da Black Friday. Enquanto a Black Friday engloba ofertas tanto em lojas físicas quanto online, a Cyber Monday é totalmente focada no comércio eletrônico, trazendo descontos exclusivos para quem compra pela internet.

Por que é uma oportunidade para o varejo?
O varejo pode utilizar essa data para promover os canais digitais de venda, fidelizar clientes e reduzir níveis de estoque elevados de produtos cuja venda na Black Friday foi abaixo do esperado.

Aumento das Vendas Online:
Soluções de Business Intelligence com análise de dados internos e do mercado podem ser utilizadas para definir as promoções a serem promovidas na Cyber Monday com ofertas exclusivas nos canais digitais, assim como algoritmos de Inteligência Artificial podem ser usados nas plataformas de comércio eletrônico para personalizar recomendações de produtos e otimizar preços dinamicamente.

Fidelização de clientes:
A utilização de dados do CRM, incluindo os dados recentes da black friday, em conjunto com programas de fidelidade digital e ações de marketing personalizadas aumentam o nível de relacionamento dos clientes com a empresa e promovem o aumento de vendas dos canais digitais.

Nível de Estoque:
O correto dimensionamento do estoque necessário de cada SKU para o plano de vendas da Black Friday é um desafio e desta forma é comum as empresas ficarem com excesso de estoque de alguns produtos. Devido ao curto espaço de tempo entre as duas datas, são necessárias soluções tecnológicas avançadas para aproveitar a Cyber Monday para reduzir este excedente de estoque.
Neste momento, soluções de Business Intelligence e Inteligência Artificial voltam a ser importantes para a identificação de SKUs com excesso, definição de ações de precificação, promoções e marketing de maneira ágil suficiente para serem aplicadas já na Cyber Monday.

Conclusão
A Cyber Monday é, sem dúvida, uma das maiores oportunidades para o varejo digital. Com um planejamento eficaz e o suporte tecnológico correto, os varejistas podem maximizar seus lucros e solidificar sua presença no mercado online. Aqui na Ageevo IT Consulting, estamos prontos para ajudar sua empresa a navegar por estas águas digitais e alcançar o sucesso desejado. Entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliar no crescimento do seu negócio!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *